quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Alergias Alimentares

A alergia ou intolerância alimentar se caracteriza pelo aparecimento de sintomas físicos ou psíquicos decorrentes da ingestão de alguns alimentos.

Os sintomas são enxaqueca, colite, cansaço, fadiga, depressão, pânico, irritabilidade e alucinações. Casos de urticária, asma e diarréia são sintomas também relacionados às alergias alimentares.

O que ocorre em um quadro de alergia alimentar são reações de hipersensibilidade, ou seja, uma forma do organismo se defender contra alimentos que o sistema imune identifica como perigosos. Os “anticorpos”, moléculas produzidas pelo sistema imune para se proteger desses alimentos, provocam os mastócitos, que por sua vez liberta a histamina ocasionando os sintomas alérgicos. Herança genética, idade, os hábitos alimentares são fatores predisponentes de alergia alimentar

Alimentos como soja, chocolate, batata e café, segundo exames, são incompatíveis com o sistema imunológico, o que propicia o aparecimento de alergias.

São vários os alimentos antialérgicos, eles são positivos para atenuar as manifestações e evitar eventuais crises, porém são onerosos e causam efeitos colaterais, sendo assim quando identificado como causador da alergia, o alimento deve ser eliminado da dieta.

O diagnóstico de alergia consiste em um levantamento do histórico familiar, descrição dos sintomas e o tempo decorrido a partir da ingestão do alimento, lista dos alimentos suspeitos e a quantificação do alimento para o aparecimento dos sintomas; exame físico; diário alimentar e de sintomas; testes bioquímicos e imunológicos.

Nenhum comentário: